O OLHAR SOBRE A ETINIA DE FORMA PRECONCEITUOSA A PARTIR DO CONTO; “NEGRINHA”.

 



SINÓPSE.           

            Negrinha é narrativa em terceira pessoa, entranhada de uma forte carga emocional. Sem dúvida alguma é uma das melhores obras de Monteiro Lobato.

              Seu conto gira em torno da vida de uma mulata órfã de sete anos de idade. Era filha de escrava e nascera na senzala, passou seus primeiros anos escondida na cozinha, já que a patroa não gostava de crianças. Era impedida de chorar pela própria mãe, que a beliscava quando começava a chorar.

             Depois de crescida e com falecimento de sua mãe, ela começou a passar seus dias na sala, parada e com os braços cruzados, ao pé de Dona Inácia, a dona da casa. A mulher não queria a menina andando pelo quintal e, por isso, a obrigava a ficar dentro de casa.

            Além dos castigos físicos, a pobre criança não tinha direito a um nome, sendo chamada de vários nomes pejorativos e ofensivos, como peste. A única vez que gostou de um nome - bubônica- mesmo sendo uma doença, pararam de chamá-la assim, apenas para não lhe dar nenhum gosto na vida.

REFLEXÕES.           

            Essa obra compõe um painel que vai da farsa à tragédia, do sarcasmo à compaixão, passando pelo drama pungente da filha de uma ex-escrava. Os personagens destes 17 contos são um retrato da população brasileira das décadas iniciais do século XX. Através deles, Lobato denuncia e desnuda os bastidores de uma sociedade patriarcal que deixa entrever os vestígios de uma persistente mentalidade escravocrata, mesmo décadas após a abolição.

            O autor Monteiro procura mostrar, por meio desse conto, como as escolhas a construção de emoção e de ética denunciam os horrores que os brancos impuseram aos negros, mesmo no período pós-escravidão. O autor Monteiro Lobato procura levar o leitor para uma consciência crítica de como as escolhas na construção de sua ética e emoção para os horrores que os brancos impuseram aos negros ao longo dos séculos.  Demonstrou também sua genialidade como artista escrita, recriando um cenário onde mostra a exclusão das camadas oprimidas e de como isso é banalizada. Entretanto, essa realidade permeia, o que nos leva a crer que Negrinha é uma obra atemporal. Não é novidade que o preconceito e as desigualdades sociais se manifestam nos dias de hoje. Prova disso é o assédio moral, índices de assassinado maior a pessoas negras, falta de emprego e oportunidades, tornando-os mais vulneráveis e ficando à mercê da marginalização.

Polêmicas acerca de Monteiro Lobato.

 Histórico racista Em 2010 foram reveladas diversas cartas em que Monteiro Lobato fazia elogios à KKK (Ku Klux Klan), seita supremacista branca que assassinava negros e judeus nos Estados Unidos. Vale destacar que Lobato foi um dos membros da Sociedade Eugênica de São Paulo, onde mantinha relações estreitas com vários dos principais nomes das políticas eugenistas brasileiras como Renato Kehl e Arthur Neiva. A palavra eugenia foi inventada por Francis Galton. Galton a definia como: "O estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente."... - Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/01/29/devemos-editar-os-termos-racistas-nas-obras-de-monteiro-lobato.htm?cmpid=copiaecola

REFERÊNCIAS.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/negrinha-de-monteiro-lobato-preconceito-e-racismo/

https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/22143

https://www.coladaweb.com/resumos/negrinha-monteiro-lobato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGURAS DE LINGUAGEM EM EXERCÍCIO.

FUNÇÕES DE LINGUAGEM.

SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO.