PROVA DE DIDÁDICA IMPARH 2016.
01. Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
a) Ela foi criada pelo padre Jesuíta São Tomás de Aquino (1225 – 1274) como a arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar
um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
b) Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354-430) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um
método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum.
c) Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar
um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
d) Ela foi criada pelo monge Johann Friedrich Herbart (1776 - 1841) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um
método que particularizasse o ensino, atendendo à heterogeneidade.
A didática é mais do que um termo utilizado para representar a dicotomia entre o bom e o mal professor ou para designar os materiais utilizados no ambiente escolar. Termo de origem grega (didaktiké), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. Mais tarde Comenius atribuiu seu caráter pedagógico ao defini-la como a arte de ensinar.
Embora tenha vivido nos últimos anos da Idade Antiga - que se encerrou com a queda do Império Romano (leia mais no quadro abaixo), no ano de 476 -, santo Agostinho (354-430) foi o mais influente pensador ocidental dos primeiros séculos da Idade Média (476-1453). A ele se deveu a criação de uma filosofia que, pela primeira vez, deu suporte racional ao cristianismo. Com o pensamento de santo Agostinho, a crença ganhou substância doutrinária para orientar a Educação, numa época em que a cultura helenística (baseada no pensamento grego) havia entrado em decadência e a nova religião conquistava cada vez mais seguidores, mesmo se fundamentando quase exclusivamente na fé e na difusão espontânea.
02. Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:
a) a Concepção Pedagógica Tradicional Religiosa e a Concepção Pedagógica Tradicional Leiga.
b) a Concepção Pedagógica Tecnicista e a Concepção Pedagógica Brasílica.
c) a Concepção Pedagógica Produtivista e a Concepção Pedagógica Brasílica.
d) a Concepção Pedagógica Nova ou Moderna e a Concepção Pedagógica Nacionalista.
A visão da concepção pedagógica é a busca pela essência do homem e para realizar as suas inferências coloca o professor como o centro de todo o processo educativo, mantendo a visão no desenvolvimento do intelecto, na imposição da disciplina como parte fundamental para o sucesso educacional, na memorização dos conteúdos como forma de apropriação dos conhecimentos tidos como essenciais. Ainda nessa concepção, distinguem-se duas vertentes: a leiga e a religiosa.
2.1. Características da concepção pedagógica tradicional
O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo). A escola terá como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade.
03. Em se tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a correta:
a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na
experiência e propôs sistema pedagógico que se organiza em torno de três conceitos centrais: governo, disciplina, instrução
educativa.
b) O termo “Escola Tradicional” foi/é empregado para denominar as ideias pedagógicas que sucederam o Movimento Renovador e traz em seu bojo uma representação da escola como local de formação com base na cultural geral, com formação essencialista e enciclopédica.
c) No Tecnicismo, o eixo do trabalho pedagógico é a técnica, desloca-se o centro do processo do professor para a atividade prática, do lógico para o psicológico, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade.
d) O Escolanovismo pauta-se na centralidade do educando, concebe a escola como um espaço aberto à iniciativa dos alunos, que, interagindo entre si e com o professor, protagonizam a aprendizagem, construindo seus conhecimentos.
04. São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
Os elementos que compões a estrutura da didática, de maneira simplificada, são: 1) Objetivos: São proposições do que se deseja alcançar; 2) Planos de ação: são fases de execução de etapas para alcançar os objetivos; 3) Métodos: são os processos ou comportamentos planejados para alcançar os objetivos didáticos; 4) Conteúdos: São as informações organizadas e sistematizadas de acordo com os objetivos; 5) A relação Professor/Aluno: é o conhecimento do currículo do aluno, a percepção dos avanços e a reciclagem do professor perante os resultados das avaliações; 6) Avaliação: é o processo contínuo de analise quantitativo para determinar o valor da aprendizagem.
05. Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:
a) os jogos têm função de lazer e na escola melhor se adequam como auxiliares ao trabalho docente e por isso só acontecem nos recreios.
b) os jogos e brinquedos nunca foram aceitos nas escolas, dada a função social dessa instituição e seu caráter instrutivo.
c) os jogos e brinquedos são práticas culturais que não precisam ser aceitas nas escolas, pois são bem vivenciadas fora dela.
d) os brinquedos podem estar integrados ao ensino, uma vez que são auxiliares e integrados ao desenvolvimento humano.
O brinquedo estimula a representação, •a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade, •propõe um mundo imaginário da criança e do adulto, criador do objeto lúdico. •o imaginário varia conforme a idade: para o pré -escolar e 3 anos está carregado de animismo, já de 5 a 6 anos integra predominantemente elementos da realidade. •não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. •é sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o im aginário infantil.
E a brincadeira? O que é afinal? •É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. •Dessa forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo.
A concepção de jogo está integrada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras mais explícitas. Exemplos clássicos seriam: Jogo de Mímica, de Cartas, de Tabuleiro, de Construção, de Faz-de-Conta etc. Uma particularidade importante do jogo é o seu emprego tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma agregação mais exclusiva com o universo infantil
O jogo na escola •Ajuda no desenvolvimento de regras na escola; •Permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho. •considera a memória lúdi ca da comunidade em que o estudante estiver inserido, •Ir além: oferecendo-lhes o conhecimento de jogos das diversas regiões brasileiras e até de outros países/ culturas. É necessário estabelecer ações que ajudem os estudantes a relacionarem os jogos com sua cultura de origem.
Recreação é uma forma de passar o tempo para obter distração, ou seja, relaxamento mental ou físico. Diferente do lazer, ela exige empenho em atividades de forma a obter diversão.
Jogos, Dinâmicas e Brincadeiras de roda, cinema, praia...
06. Em relação aos objetivos do Ensino, conceituamos corretamente.
a) Objetivo fechado é aquele em que se apresentam muitas possibilidades de respostas, variadas ações estudantis, levando os alunos a expressarem suas individualidades.
b) Objetivo fechado é aquele que propõe homogeneidade ao processo, e estudantes apresentam a mesma ação, sem expressão de suas individualidades.
c) Objetivo aberto é aquele cujo tempo não pode ser determinado pelo professor, estando vinculado aos interesses dos estudantes.
d) O objetivo provocativo é uma modalidade dos objetivos fechados, e estudantes apresentam a mesma ação, sem expressão de suas individualidades.
MODELO DE SISTEMA ESCOLAR Em relação ao sistema escolar, a sociedade é um supersistema. O sistema escolar recebe da sociedade uma multiplicidade de elementos e devolve à soci edade os produtos de sua atuação. o modelo de sistema escolar inserido em um supersistema, que é a sociedade. Contribuições da Sociedade para o Sistema Escolar Feedback Objetivos: Todo sistema escolar é montado para cumprir uma função social. Cabe à sociedade por seus órgãos legítimos de decisão, estabelecer os objetivos a serem buscados, que devem ser as expressões dos anseios, das aspirações, dos valores e das tradições da própria sociedade. Conteúdo cultural: A sociedade possui um cabedal de conhecimentos, adquiridos no transcorrer de sua história, e que nos dias atuais se caracteriza por um extremo dinamismo e vertiginosa exp ansão. Novas descobertas científicas e novas conquistas da tecnologia vêm transformando quase diariamente a face do mundo. Da massa de conhecimentos que possui a sociedade o sistema escolar retira o conteúdo de seus currículos e programas. Por outro lado, a atuação do sistema escolar, principalmente de pesquisas de professores e alunos, contribui para o incremento dos conhecimentos.
07. Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
a) o bom ensino é aquele que ganha o aprendizado.
b) o bom ensino é aquele que se adianta ao aprendizado.
c) o bom ensino é aquele que segue o aprendizado.
d) o bom ensino é aquele que ignora o aprendizado.
08. Assinale a alternativa que corretamente caracteriza exames e avaliações, conforme Cipriano Luckesi.
a) Exames são arbitrários, classificatórios, tomam o erro como castigo.
b) Exames são arbitrários, classificatórios, diagnósticos, reflexivos.
c) Avaliações são arbitrárias, diagnósticas, tomam o erro como virtude.
d) Avaliações são investigativas, de acolhimento, de segregação.
Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender" (LUCKESI, 2005).
09. Um dos elementos centrais no Planejamento do Ensino é a avaliação. Sobre esse componente é verdadeiro afirmar.
a) A avaliação da aprendizagem é prática social que não pode orientar processos, estando vinculada à seleção e à certificação das aprendizagens conquistadas.
b) Avaliar é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender menos produtivos e menos satisfatórios.
c) Avaliar é uma atribuição de quantidades, com base em dados escolhidos pelo professor, para uma tomada de decisão.
d) A avaliação da aprendizagem é auxiliar ao ensino, porque permite reconhecer a eficácia ou ineficácia de seus atos e recursos pedagógicos utilizados.
10. O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?
a) O trabalho do professor não pode ter como pressuposto a propagação e a constituição de conhecimentos e saberes para os discentes, tendo como palco o espaço das escolas.
b) O papel do professor é caracterizado pela redução ao processo de ensino, e a docência é o trabalho dos professores; na realidade, estes não desempenham outras funções afora a tarefa de ministrar aulas.
c) A execução dessa atividade exige o domínio de conhecimentos pedagógicos e curriculares, compreendidos de forma reflexiva e crítica, a fim de informar, instruir e educar.
d) O ensino não pode se assumir como um ato intencional, pois não visa a promover aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado, mas sim prepará-los para obter sucesso em seus objetivos.
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