Leitura e compreensão de textos: estratégias de ensino

ESTRATEGIA DE LEITURA As estratégias de leitura reúnem as diversas técnicas e métodos que facilitam a leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos. Praticamos a leitura com finalidades específicas seja para estudar, aprender, entreter, obter alguma informação, dentre outros. Veja abaixo os principais técnicas que auxiliam no processo de leitura. 1. Ler com atenção Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. Se não compreender, volte e releia. E ainda, se aparecer algum termo que não saiba o significado, o importante é recorrer ao dicionário e voltar ao texto. 2. Sintetizar as principais ideias do texto Tal qual um resumo, vale apontar os principais temas e/ou assuntos abordados pelo texto. Por isso, a técnica indicada acima é muito importante e complementa esta técnica. Portanto, leia com atenção, e aos poucos vá assinalando as palavras-chave do texto. 3. Ler nas entrelinhas Esse recurso é muito interessante perceber no momento em que estamos lendo o texto. Assim, o conceito de “ler nas entrelinhas” define a leitura que fazemos além do texto, ou seja, baseia-se nas adivinhações e inferências que realizamos e que não está escrito em palavras no texto. Por exemplo, podemos perceber a posição de um autor sem que esteja escrito. Essa estratégia é facilitada a partir dos conhecimentos prévios que já possuímos. 4. Manter o hábito da leitura Além da importância da leitura na vida social e para ampliação do universo cognitivo, adquirir o hábito da leitura facilitará cada vez mais a compreensão dos textos. A partir disso, o vocabulário, a imaginação e a criatividade aumentam, e não somente o texto escrito, mas a produção de texto oral, melhora muito. Em resumo, quanto mais lemos, melhores leitores nos tornamos. 5. Praticar a leitura em voz alta Se possível, realize a leitura do texto em voz alta e perceba toda sua estruturação, desde palavras, virgulas, discursos, etc. Em muitos casos, isso facilita a leitura e a compreensão dos textos. No entanto, algumas pessoas preferem ler em silêncio. Portanto, faça o teste e veja o que você prefere. 6. Variar a leitura dos textos Outra boa estratégia de leitura é variar o tipo de texto que se lê, de forma que a abordagem de cada um é diferente bem como seu conteúdo; e isso ampliará ainda mais sua compreensão. Assim, leia livros, jornais, revistas, quadrinhos, textos acadêmicos, etc. Isso também facilitará a interpretação, aumentando seu vocabulário. Note que a linguagem pode variar de formal para informal, e ainda de verbal e não-verbal (imagens, fotos, gráficos, etc) dependendo do tipo de texto. 7. Produzir textos Não somente a leitura supre as necessidades de nosso cérebro de aumentar sua capacidade intelectual. É fato que uma pessoa que tem o hábito da leitura possui mais facilidade para produzir um texto. Isso ocorre justamente porque ao lermos estamos aumentando nossa capacidade de comunicação bem como nosso repertório interpretativo. Portanto, uma boa dica para facilitar cada vez mais a leitura é a escrita, ou seja a produção de textos. A Importância da Leitura A leitura e a escrita são práticas sociais muito importantes e que devem ser desenvolvidas desde a infância. Lembre-se que a leitura é uma atividade complexa de produção de sentido. Sua importância reside no desenvolvimento das habilidades mentais, na compreensão do mundo e na ampliação dos conhecimentos, a partir dos diversos textos que o compõe (verbal e não-verbal). A leitura e a interpretação de texto Note que a interpretação de texto está intimamente relacionada com o ato de ler, na medida que é considerada uma das principais chaves para seu entendimento. Afinal, a leitura só é efetivada com sua interpretação, ou seja, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos (compreender as palavras), faz-se necessário interpretar essa leitura construindo uma rede de significados. • Monitorar a compreensão Nessa estratégia, o leitor é convidado a compreender o texto enquanto lê, desenvolvendo procedimentos para lidar com problemas que possam surgir ao longo da leitura. A releitura é um desses procedimentos e pode ajudar a melhorar o entendimento de um texto. • Aprendizagem cooperativa Nesse caso, os leitores trabalham juntos para aprender estratégias no contexto da leitura, como a leitura coletiva e a conversa sobre o que foi lido. • Organizadores semânticos e gráficos Nessa estratégia, o adulto convida o leitor a representar graficamente (escrever ou desenhar) os significados e as relações das ideias que fundamentam as palavras do texto. • Estrutura do enredo Nessa estratégia, o leitor aprende a perguntar e a responder a quem, o quê, onde, quando e por quê; a fazer perguntas sobre o enredo. Em alguns casos, o leitor traça a linha do tempo, identificando personagens e acontecimentos. • Responder perguntas O leitor responde a perguntas colocadas pelo professor e recebe feedback. Essa é a prática mais comum nas escolas de interpretação de textos e deve ser trabalhada cuidadosamente para que o aluno não responda de maneira automática, sem refletir sobre o que foi lido. • Perguntas geradoras Nessa estratégia, o leitor pergunta a si mesmo o quê, quando, onde, por quê, o que vai acontecer na história, como e quem é o ator da ação. • Resumo Nesse caso, o leitor tenta identificar e escrever as ideias principais ou mais importantes que integram ou unem as ideias ou significados do texto em um todo coerente. • Ensino com múltiplas estratégias O leitor usa vários dos procedimentos em interação com o professor. O ensino com múltiplas estratégias é eficaz quando os procedimentos são utilizados de forma flexível e adequada por parte do leitor ou do professor, numa situação natural de ensino. Para que sejam eficazes, essas estratégias devem ser trabalhadas em conjunto com o currículo e adaptadas de acordo com a idade das crianças. Com os pequenos, o desenho e a explicação oral do que foi lido pode ser o início da compreensão. Conforme o aluno aumenta o domínio da escrita, ele pode avançar também nessas estratégias de compreensão, criando resumos e respondendo a perguntas escritas. Tudo isso deve ser bem preparado e ter um objetivo bem definido. Caso contrário, a compreensão pode não acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIGURAS DE LINGUAGEM EM EXERCÍCIO.

FUNÇÕES DE LINGUAGEM.

SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO.